Home Antropogênicos A Segunda guerra mundial

A Segunda guerra mundial

por Redação Momento Critico 26/04/2018

Um dos maiores conflitos da história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945 e envolveu cerca de 72 nações, teve como resultado 45 milhões de mortes, 35 milhões de feridos e 3 milhões de desaparecidos. O custo financeiro desse evento chegou a 1 trilhão e 385 milhões de dólares.

A Segunda guerra mundial

O início

Os conflitos que iniciaram a Segunda Guerra Mundial foram divididos em três fases:

  • Vitória do Eixo de 1939 a 1941
  • Equilíbrio das forças de 1941 a 1943
  • Vitória dos aliados de 1943 a 1945

No dia 1º de Setembro de 1939 a Alemanha invadiu a Polônia e foi nesse momento que a Segunda Guerra Mundial começou. Ela só foi terminar em 8 de Maio de 1945 com a rendição da Alemanha, mas as batalhas continuaram no Pacífico por causa da capitulação do Japão até 02 de setembro de 1945.

As frentes de batalha mais importantes do evento foram:

  • Nações do Eixo que eram formadas por: Itália, Alemanha e Japão
  • Nações Aliadas formadas por: União Soviética, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

O Eixo vitorioso

A fase inicial da Segunda Guerra Mundial ficou conhecida como Sitzkrieg. Foi o momento em que a Alemanha invadiu a Polônia em 1939. O termo utilizado significa guerra de mentira. O governo da França e Grã-Bretanha colocaram bloqueios econômicos para a Alemanha tentando barrar as incursões de Adolf Hitler.

A Segunda guerra mundialA Alemanha era eficaz nas artes bélicas, em 1940, em uma operação que combinou ataques aéreos, terrestres e navais acabou ocupando a Dinamarca e, à partir desse momento acabou recebendo uma nova alcunha Blitzkrieg que significa, guerra relâmpago.

As tropas alemãs tomaram a Noruega, para ser mais exato, o porto Narvik.  Uma invasão estratégica para estar em posição contra a Grã-Bretanha e também, para proteger o comércio de aço com a Suécia.

No mesmo ano, o chanceler alemão, Adolf Hitler, ordenou que a Holanda fosse invadida e, a Alemanha foi ainda mais longe, invadiu a Bélgica e cercou as tropas inglesas e francesas em Dunquenque.

França é invadida

As forças inglesas e francesas não foram capazes de impedir o avanço do exército alemão que acabaram rompendo a linha Maginot (sistema de trincheiras na divisa alemã) e com isso, invadiram a França. Por causa do ataque, a França acabou assinando o armistício e no dia 14 de junho, Paris se tornou uma cidade aberta.

Com isso a França acabou se dividindo em duas partes, algo que viveu até 1944, esse período ficou conhecido como o governo Vichy e contava com a influencia nazista, porém, dias antes, uma das aliadas da Alemanha, a Itália declarou guerra a França.

Inglaterra em guerra

No dia 08 de Agosto de 1940, a Alemanha enviou a Luftwaffe, força aérea alemã. Eles bombardearam algumas cidades britânicas, inclusive um parque industrial. Foi desta forma que começou o conflito com a Grã-Bretanha que durou até o dia 27 de setembro de 1940.

A Segunda guerra mundialO exército inglês conseguiu parar as forças alemãs e, além dessa conquista em seu território, o governo da Grã-Bretanha ordenou incursões em solo alemão o que acabou fazendo Hitler adiar seus planos de invasão com a Operação Leão do Mar.

Apesar de uma parte dos planos frustrados, Hitler ainda seguia com o ideal de isolar a Grã-Bretanha e para isso, em 1941, o exército alemão chegou à Líbia com intenções de dominar o canal de Suez.

Esse momento foi registrado pela frustração da Itália na África Central e também pela adesão ao Eixo pelos seguintes governos: Bulgária, Romênia e Hungria. Em 1941, Hitler consegue seu intento e isola a Grã-Bretanha com a ocupação da Grécia e Iugoslávia.

Equilibrando as forças

Esse momento da Segunda Guerra Mundial começa em 1941 e ocorreu devido a invasão da União Soviética, na época liderada por Stalin, os alemães invadiram o país e essa fase chegou ao fim em 1943 com a capitulação italiana.

Essa invasão, à União Soviética, ficou conhecida como “Operação Barborosa” e consistia na conquista de Leningrado (atual São Petersburgo), Ucrânia, Cáucaso e Moscou. Os alemães entrar pela Ucrânia e rumaram para Leningrado.

Em dezembro de 1941 as forças alemãs que entraram por Moscou foram contidas pela contraofensiva do Exército Vermelho.

Pacífico em guerra

Enquanto os conflitos seguiam pela Europa, no oceano, duas potências começavam a se digladiar, Japão e os Estados Unidos que já estavam com suas relações estremecidas.

No ano de 1941, o Japão atacou a Indochinesa Francesa. Os Estados Unidos anunciaram o embargo comercial e exigiram que as forças japonesas deixassem a Indochina e a China.

A Segunda guerra mundialNo meio das negociações entre os dois países, o Japão decidiu bombardear Pearl Harbor, Havaí, base naval americana, e seguiu seu ataque pelo Pacífico e pela Ásia Meridional. O Japão invadiu a Malásia Britânica, Birmânia, o porto de Cingapura, Filipinas e a Indonésia e ainda, Alemanha e Itália declararam guerra aos Estados Unidos.

Aproveitando o momento, os japoneses tomaram as ilhas no Oceano Pacífico e o porto de Hong Kong que eram territórios da Grã-Bretanha e Estados Unidos. Segundo os cálculos da época, foi constatado que o Japão com sua ofensiva, conquistou 4 milhões de Km² e 125 milhões de habitantes, isso até janeiro de 1942.

Foi nesse período que o cenário da Segunda Guerra Mundial começou a mudar, momento em que os aliados passam a vencer os ataques do Eixo, como por exemplo, a batalha de Stalingrado que acabou mudando o curso dos conflitos.

Os japoneses começam a ter suas primeiras derrotas no Oceano Pacífico e acaba sendo impedido de conquistar o Havaí e Austrália. As forças americanas e britânicas passam a ter sucesso na Tunísia e Líbia e, os aliados desembarcaram na Sicilia para invadir a Itália no ano de 1943.

Vitória dos Aliados

A terceira fase da Segunda Guerra Mundial começa na capitulação italiana e termina com a derrota e rendição do Japão em 1945. Na Itália, Benito Mussolini é retirado do poder pelo rei Vitor Emanuel III em Julho de 1943. E no mês de setembro, após o armistício com os Aliados, os italianos se retiram do conflito.

A Segunda guerra mundialNesse momento a Itália entra em guerra com a Alemanha e em abril de 1945, com a captura das forças alemãs que estavam na Itália e com o fuzilamento de Mussolini pela resistência. Em 1944, a União Soviética liberta a Hungria, Romênia, Checoslováquia e Bulgária.

O Dia D aconteceu no dia 6 de Junho do mesmo ano e marcou o desembarque do exército dos aliados na Normandia, França, que resultou na libertação da França e o recuo das tropas alemãs. Em 1945, a Polônia é libertada pelo exército vermelho e conquista a Alemanha, derrubando o III Reich. Com isso o conflito no continente europeu termina em maio.

Do outro lado, os japoneses são derrotados no fim de 1944 e os Estados Unidos recuperam as ilhas Carolinas, Marianas, Marshall e Filipinas. Em 1945, a Birmânia é conquistada e a ilha de Okinawa é conquistada pelos Estados Unidos. No mesmo ano, o Japão sofre com os bombardeios intensos e principalmente com a bomba atômica, em 06 de Agosto que arrasou Hiroshima e, logo depois, outra bomba atômica em Nagasaki, finalmente, assinar a rendição em 2 de setembro de 1945.

O Brasil na Segunda Grande Guerra

O Brasil só participou do conflito a partir de 1944 e mesmo assim, permaneceu apenas sete meses. Quem participou foi a Força Expedicionária Brasileira que foi constituída em 9 de agosto de 1943. Em números, 25.445 soldados foram à guerra, três mil ficaram feridos e 450 morreram.

As causas da Segunda Guerra

A Alemanha não estava satisfeita com os resultados da primeira guerra mundial, além de perder uma parte de seu território ainda teve que retificar o Tratado de Versalhes. Isso sem mencionar o estado econômico frágil que se encontravam no momento.  Inflação e problemas sociais.

Com a chegada de Hitler e do nazismo, os alemães retomaram o armamento militar e começaram a difundir o nacionalismo. Essa foi uma das grandes justificativas para o Holocausto conhecido por todos. Em sua busca pela raça ariana perfeita, Hitler e o nazismo provocaram a morte de milhares de judeus, em escala inimaginável. Mas vale lembrar que, não foram apenas judeus os exterminados, como também: incapacitados mentais e físicos, homossexuais, ciganos, comunistas e religiosos.

O Nazismo, a raça ariana é outro tema que gostaria de ver neste site? Deixe sua opinião.

Notícias Relacionadas

Gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!