Home Antropogênicos A guerra do vietnã

A guerra do vietnã

por Redação Momento Critico 04/03/2018

A guerra do vietnã é considerado o conflito armado mais cruel e violento que aconteceu durante a segunda metade do século XX. Um conflito que aconteceu no Vietnã do Norte e Sul, Laos e Camboja durante os anos 1959 e 1975. O conflito que assolou essa parte do mundo é conhecido como o mais duradouro depois da Segunda Guerra Mundial.

guerra do vietnã

História

Para conhecer um pouco a respeito da guerra do vietnã, primeiramente temos que compreender um pouco da história da região. Na Segunda Guerra Mundial, o Japão aproveitou para invadir um território conhecido por Indochina. Uma parte dessa região era justamente formada por Camboja, Laos e Vietnã, que estavam sobre o domínio francês e já desejavam pela independência.

 

Como forma de reagir a invasão, os vietnamitas criaram a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã. Ela contava com relações com o partido comunista. Seu líder na época era o revolucionário, Ho Chi Minh, que, como seu povo, queria a independência do país.

 

Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, começou o processo de descolonização, que acabou gerando luta entre guerrilheiros do Viet-Mich e os franceses. Com a queda dos franceses, aceitaram a independência do país em 1954. Foi celebrada na Conferência de Genebra.

 

Neste mesmo momento foi negociada a paz na região e a França reconheceu a independência de Laos, Camboja e Vietnã. Foi durante esse evento que o Vietnã foi dividido em dois. Enquanto o Vietnã do Norte era governado por Ho Chin Minh e seu regime socialista. O Vietnã do Sul seria governado por Ngo Dinh Diem com regime politico capitalista. O mesmo de seu aliado, os Estados Unidos.

guerra do vietnã

 

Quais foram as causas da guerra

 

Regimes políticos destacam a ideologia de um determinado lugar e, dependendo do regime, é praticamente impossível viver nas proximidades de outro tão diferente quanto ao nosso. É o que aconteceu entre o Vietnã do Norte e Sul, o clima de instabilidade gerado pelo regime político deixava praticamente impossível de manter a paz.

 

O estopim para a guerra do vietnã aconteceu justamente após um ataque vietcongue. Com apoio dos soviéticos e do líder Ho Chi Minh, a uma base norte-americana localizada no Vietnã do Sul em 1959. À partir deste ataque estava sendo armado a base para a guerra no Vietnã.

 

guerra do vietnãA União Soviética e os Estados Unidos acabaram criando uma parceria indireta. Vale destacar que, desde o início da guerra, de seu início até o ano de 1964, o conflito ficou apenas entre o Vietnã, ou seja, os países vizinhos não foram envolvidos.

 

À partir de 1964, os Estados Unidos deixaram o apoio indireto e entraram na guerra do vietnã enviando armamento e soldados. Todavia, o Vietnã do Norte é famoso pelo seu tempo chuvoso e por sua mata densa. Ambiente desconhecido para os soldados americanos que encontraram muita dificuldade.

 

Já os vietcongues? Eles tinham vantagem por conhecer muito bem aquela região. Tudo bem que os americanos contavam com armamento modernos e helicópteros. Mas os vietcongues dominavam as táticas de guerrilha. Por isso, podemos dizer que aconteceu uma derrota dos americanos na década de 60.

 

No ano de 1968, os vietnamitas do norte, ao invadirem novamente a parte sul, dominaram a embaixada dos Estados Unidos o que causou uma retaliação do Vietnã do Sul e das tropas americanas. Esse episódio é considerado com um dos mais sangrentos por causar a morte de milhares de pessoas.

guerra do vietnã

 

O fim da guerra do vietnã

 

Enquanto o governo americano continuava em guerra. Os jovens americanos protestavam pela permanência do país no conflito. Em meados de 1979, a população civil e alguns grupos pacifistas pediam o retorno dos soldados. Algumas emissoras televisivas mostravam imagens bárbaras do conflito e milhares de soldados americanos morrendo. Isto acontecia com suas famílias sem poder fazer nada.

 

Devido às derrotas consecutivas, a falta de avanço em solo inimigo e a pressão dos cidadãos americanos, os Estados Unidos acabam aceitando o Acordo de Paris e retirando suas tropas em 1975.  À partir desse momento, o Vietnã do Norte se considerava o vitorioso sobre aquele conflito. No dia 2 de julho de 1976, o Vietnã se reunificou e o regime politico tornou-se um só, o comunismo com apoio da União Soviética.

guerra do vietnã

 

As consequências da guerra

 

  • Diversos campos agrícolas destruídos;
  • Mais de 2 milhões de pessoas feridas e mutiladas;
  • Mais de 1 milhão de mortos;
  • Destruição de casas e prejuízos econômicos no Vietnã.

 

Muitos entendem que a Guerra do Vietnã, foi a maior derrota em guerras dos Estados Unidos. Desde o princípio, os americanos foram dominados pelos vietcongues. O terreno desconhecido, a utilização de cavernas que favoreciam os pequenos vietcongues e dificultavam a mobilidade dos americanos, além de terreno sempre chuvoso e com mata densa, fez com que os americanos perdessem a maioria dos conflitos armados nos quais participou.

A guerra do Vietnã, serviu como lição para o exército americano. Com essa lição, houve maior investimento em preparação tática, tecnologia e armamentos por parte do exército americano.

É um marco histórico.

Notícias Relacionadas

Gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!